"Haverá sempre esperança e paz na Terra enquanto houver um semeador semeando trigo e um padeiro amassando e cozendo o pão "Cora Coralina
Muitas pessoas se intimidam quando o assunto é fazer um pão caseiro. Tente pelo menos uma vez, é um exercício prazeroso, afetuoso e compensador quando vc vê seu produto final: a transformação do grão em pão!
Massa para 3 a 4 pães:
+ ou - 600g de farinha de trigo branca
2 xícaras (chá) de trigo integral
1/2 pacotinho de fermento instantâneo para pão
1/2 xícara de farinha de aveia
1/2 xícara de centeio em flocos
1/2 xícara de farelo de trigo
1/2 xícara de gérmem de trigo
1 colher se cha de sal
2 colheres (sopa) de gergelim preto
2 colheres (sopa) de semente de linhaça
2 colheres (sopa) de semente de girassol
2 colheres (sopa) de castanha de cajú triturada
1 colher (sopa) de semente de papoula
1/2 xícara de óleo de girassol ou milho
1/2 xícara de açucar mascavo
4 xícaras de água morna
Mode de fazer:
Misture o fermento com o açúcar, 1 xícara de trigo branco e 1 xícara de água morna. Espere encher de bolhas e comece o pão (uns 20 minutos no verão). Acrescente o óleo, as sementes e a água morna, mexa bem e vá acrescentando os ingredientes secos e incorporando na massa. Com amor, coloque as mãos na massa e dê uma boa amassada, acrescente trigo até a massa desgrudar das mãos. Coloque numa vasilha de vidro ou plástico passe azeite ou óleo sobre a bola de massa e vista nela um saco plastico ou coloque um filme sobre a vasilha. Deixe crescer
(+ ou- 40 minutos nos dias quentes). Divida a massa e modele os pães - eu uso formas de pão, daquela menor que um pão de forma, mas vc poderá modelar da forma que quiser.
Asse em 180º por no mínimo 30 minutos.
*Eu costumo improvisar incorporando outros ingredientes, como mandioca cozida, abóbora cozida, arroz integral e etc. Experimente também.
*Façã do pão um presente diferente e inusitado, coloque bilhetes enrolados em papel alúmínio e avise, para que seja cortado com as mãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário