1 de dezembro de 2010

Gulab Jamun

Gulab Jamun é o brigadeiro das crianças indianas. Até hoje eu não vi uma pessoa que não ficasse apaixonada ao provar esse doce...

Receita: Guardiões da Devoção
Ingredientes :
200 gramas de leite em pó integral
2 colheres de farinha de trigo branca
1/2 colher de chá fermento
1 colher de sopa de manteiga amolecida ou ghee
3 cardamomos moídos
leite até dar ponto
750 gramas de açúcar
1 colher de sopa de água de rosas ou 2 gotas de óleo essencial de rosas
ghee para fritura
água

Modo De Preparo:
Numa panela, faça uma calda fervendo 750 ml de água com açúcar. Depois de ferver por 3 minutos, junte a água de rosas e retire do fogo. Em panela separada, misture o leite em pó, o fermento e o cardamomo. Aqueça o leite, juntando-o à mistura. Misture bem a massa e, antes que endureça, faça bolinhas com 2 cm de diâmetro. As Bolinhas devem ficar lisas e homogêneas. se a massa estiver dura demais, junte-a com mais leite.

Numa frigideira sobre o fogo baixo, aqueça o ghee, mas não deixe esquentar demais, pois somente o lado externo das bolinhas ficará cozido. frite as bolinhas, e mexa-as continuamente, impedindo de grudarem no fundo da panela, até que elas começem a flutuar na superfície e fiquem com uma cor dourada escura.

Aqueça novamente a calda de açúcar por 2 a 3 minutos e retire do fogo. Mergulhe as bolinhas na calda. Mantenha-as na calda por pelo menos 2 horas antes de servir (quanto mais tempo mais gostoso fica!).

ps: meu filho gosta dele recheado com damasco eu prefiro com passas.

Nenhum comentário: