3 de setembro de 2010

Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais


Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais

De quinta 2/9 até domingo 5/9/2010, acontece na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte (MG), a Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais.

A Feira é uma ótima oportunidade de experimentar muitos sabores vindos das várias regiões do estado e encher a sacola (de pano de preferência) com produtos feitos em pequena escala e com todo o carinho e cuidado que os agricultures familiares têm nos seus cultivos e produções. Geléias, cafés, rapaduras, fubás, farinhas de mandioca, biscoitos, doces, cachaças, mel de várias floradas, frutas, hortaliças, legumes, queijos, licores, artesanato, mudas, sementes e muito mais.

É sempre bom comprar direto de quem produz, conversar um pouco, saber mais sobre como o produto é feito, sobre as tradições e modos de vida que estão envolvidos na produção de cada uma daquelas delícias.

Aí vão algumas dicas da Feira:

No estande da cidade de São Francisco há castanha de baru e sucos de frutas nativas (umbu e maracujá do cerrado)
No estande da cidade de Chapada Gaúcha/Serra das Araras há vários produtos de buriti e geléias de frutas nativas (araticum, cagaita etc)
Em vários estandes, há produtos de pequi, como polpa em conserva, castanha, óleo e pasta
Há uma barraca vendendo tapioca feita na hora e com várias possibilidades de recheios
Há outra vendendo pamonha e mingau de milho
Perto delas, outra com uma deliciosa garapa
Se você nunca experimentou alguns desses produtos ou não conhece parte dos nomes citados acima, está na hora de conhecer
Mais informações aqui

Slow Food Brasil!
O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1989 como resposta aos efeitos padronizantes do fast food; ao ritmo frenético da vida atual; ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo.

O Slow Food segue o conceito da ecogastronomia, conjugando o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta. Hoje conta com mais de 100.000 associados que formam e mantêm nosso movimento.

Nenhum comentário: