22 de fevereiro de 2011

Brioche De Centeio com Recheio de Doce de Leite

Essa receita vem do Livro: Técnicas de Padaria Profissional - Paulo Sebess - Senac Editoras (quando recebi esse livro pelos correios quase chorei, senti o cheiro dos pães saindo do forno!). Eu adoro brioche, mas confesso que me sinto culpada quando faço um pão que não é integral...então dei uma uma adulterada na receita.

Ingredientes de 1/2 receita (24 pães pequenos):

400g de farinha de trigo branca
200g de farinha de centeio
20g de fermento fresco (usei 1 quadradinho e meio)
80g de açúcar
120g de ovos (3 ovos pequenos)
1/2 colher de café de sal
100g de manteiga
200g de leite (a quantidade pode variar de acordo com umidade da farinha.

Modo de fazer:

Coloque as farinhas na mesa e faça um buraco no meio. Colocar o sal em um dos lados do buraco formado. Incore o açúcar por cima do sal. Esfarele o fermento e coloque no lado oposto do açúcar com o sal.
Adicione os ovos no centro. Derrame o leite aos poucos por cima.
Com os dedos, una os ingredientes centrais e incorpore o trigo e o centeio de fora para dentro.Incorpore bem e acrescente leite, se necessário.
Coloque o bloco de manteiga sobre a massa e amasse tudo muito bem. A massa deve ficar lisa e homogênea. Forme uma bola com a massa, enfarinhe um recipiente, coloque a bola e passe farinha por cima. Cubra com um filme plástico e deixe que duplique de volume.
Depois de dobrar de volume, pressione-a com as duas mãos para retirar as bolhas.
Nesse ponto eu dividi a massa em duas partes, metade da massa fiz um rocambole recheado com manteiga e canela e cortei em fatias e a outra metade fiz bolinhas, recheei com doce de leite e chocolate amargo e coloquei-as em forminhas de bolinhos.
Mas a receita original, manda dobrar essa massa em 2 partes , cobrir com filme plástico e colocá-la na geladeira por 24h e depois usá-la da forma que quiser.

Fácil, fácil!

Um comentário:

Fernanda disse...

Amiga do céu....rs, sabe que estou a três dias dormindo as 2:00 da madrugada te procurando aqui nos blogs?....rs, comentei na peça e na camisa jeans mas vc não me escrevu....o pior é que prometi para minha sobrinha que compraria pra ela a saia....ela tá me deixando louca....rs, mas como achei que reponderia não marquei qual blog era. Ufa! nem acredito que te achei....rs, flor, por favor ( pelo amor de DEus!....rs) me vende essa saia ou vou perder a amizade da sobrinha.....rs. Vou te aguardar, o níver dela é agora em maio .....bjs e fica com Deus


Nanda



Saia vermelha de couro


Saia vermelha de couro, tamanho P. Preço R$30,00 + frete. Agora é R$25,00 + frete
Bolsa de couro azul marinho. Preço: R$39,00 + R$10,00 de frete. Agora é R$25,00 + frete
Postado por Aninha às 08:07 0 comentários Links para esta postagem


ME ESCREVA, FLORDANOITE54@HOTMAIL.COM
VOU AGUARDAR
BJS

NANDA